A montagem dos andaimes deve atender aos requisitos de segurança da Norma Regulamentadora – Condições e Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (NR-18). Além disso, deve ser precedida de projeto e acompanhada de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

Promover e garantir a saúde e segurança de todos trabalhadores deve fazer parte da política de gestão de uma empresa. O maior desafio é a conscientização e isso está ligado à cultura de boas práticas de segurança no trabalho.

As pessoas precisam estar cada vez mais conscientes de que é preciso seguir as normas de segurança em qualquer atividade e devem atuar como multiplicadores deste comportamento, zelando não só pela sua segurança, como também pela segurança de seus colegas de trabalho.

Aluguel de andaime com profissionais capacitados

Dentro desse contexto, a Andaimes Urbe investe em qualificação e reforço constante sobre as melhores práticas em segurança do trabalho. São oferecidos treinamentos e reciclagem anuais a todos os colaboradores envolvidos na montagem de andaimes em canteiros de obras. O programa aborda os riscos e as medidas de segurança necessárias para montagem de estruturas de acesso na indústria ou construção civil.

Além do treinamento, a Andaimes Urbe premia e reconhece os profissionais que conciliam boa produtividade com práticas exemplares de saúde e segurança.  

Todos os anos, preparamos um manual de treinamento para nossa equipe, conforme as atividades que executam. As aulas são ministradas por instrutores com comprovada proficiência, sob a responsabilidade de profissional qualificado em segurança no trabalho.  Os certificados de participação neste curso ficam disponíveis para todos colaboradores.

Mais segurança para montagem de andaimes e balancins

As exigências de segurança na fabricação, montagem e uso de andaimes ficaram mais rígidas. O Ministério do Trabalho e Emprego mudou o texto da norma de segurança NR-18 que trata do sistema. A partir de agora, andaimes fachadeiros, suspensos e em balanço precisam de projetos acompanhados por ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), registrado no Crea.

Outra alteração passou a exigir que os painéis, tubos, pisos e outros componentes dos andaimes sejam gravados com a identificação do fabricante e informações sobre o produto. Os andaimes suspensos também deverão contar com placas de identificação, colocada em local visível, que mostrem a carga máxima de trabalho permitida.

Na hora da locação de andaimes, é importante que se verifique o cumprimento das Normas Regulamentadoras NR-18 e NR-35 e NBR 6.494, que regulamenta a fabricação dos componentes do equipamento.

Sobre a Andaimes Urbe

A Andaimes Urbe é fornecedora de equipamentos para locação no mercado da construção civil. Oferece mão-de-obra qualificada para montagem de andaimes, conforme os requisitos das normas regulamentadoras e boas práticas de segurança no trabalho. O reconhecimento de uma empresa comprometida com a segurança do trabalhador é resultado de investimentos em treinamento e capacitação de nossos funcionários.

Vamos conversar?