Para ter certeza que você está locando o andaime de uma empresa idônea, é necessário verificar se ela está devidamente inscrita no CREA, com profissionais legalmente habilitados e de acordo com as principais normas que tratam os locadores de andaimes.

Normas Regulamentadoras NR 18 e ABNT 6494

A norma regulamentadora (NR-18) determina que o dimensionamento de andaimes, estruturas de sustentação e fixação devem ser feitas por profissionais legalmente habilitados. Os andaimes devem ser dimensionados e construídos de modo a suportar, com segurança, as cargas de trabalho a que estarão sujeitos.

É obrigatório que os andaimes tenham rodapé e sistema de guarda-corpo. As escadas de acesso também são importantes para que o trabalhador tenha mais segurança ao subir e descer do equipamento, sem precisar escalar sua própria estrutura. A NR-18 define, também, a utilização de piso antiderrapante, que seja nivelado e com revestimento completo.

Qual a importância da ART na locação de andaimes?

Um ponto extremamente importante e decisivo quanto ao aluguel de um bom andaime é a ART – Anotação de Responsabilidade Técnica. Deve constar no projeto o número da ART recolhida pelo profissional responsável. Portanto, é imprescindível que a elaboração do projeto do andaime seja feita por um profissional legalmente habilitado que compreenda as questões envolvidas no sistema e sua montagem.

No documento da ART deve conter os dados do profissional responsável com registro no CREA e a empresa com registro no CREA, os dados do cliente, valor do contrato e descrição das condições do projeto.

Como escolher um bom fornecedor?

A escolha do fornecedor de andaimes deve ser precedida da pesquisa da procedência dos materiais, processos de distribuição e de qualidade empregados na produção do sistema.

O contratante também deve obter da empresa garantias de manutenção, substituição de peças e reparos, assim como exigir certificados de que o produto atende às normas brasileiras vigentes.

Para a Andaimes Urbe, a segurança do trabalhador é requisito fundamental, assegurando o cumprimento da legislação e normas regulamentadoras. Os serviços de montagem dos equipamentos Urbe são feitos com colaboradores capacitados e ART, em conformidade com a NR-18. Nossa equipe é supervisionada por profissionais habilitados e inscritos no CREA. Isso possibilita total segurança aos nossos clientes.

Para mais informações ou dúvidas, fale conosco.