A sustentação do andaime suspenso, fixada em elemento estrutural da edificação, foi feita por meio de vigas, afastadores, ganchos e torres de apoio. O posicionamento de todos os elementos de sustentação é especificado em projeto executivo.

Neste caso de sustentação em platibanda ou beiral da edificação, deve ser precedida por estudos de verificação estrutural sob responsabilidade de profissional legalmente habilitado responsável pelo projeto estrutural da edificação.

Sustentação do andaime suspenso Urbe

São muitas as formas de se fixar um balancim. O importante é sempre seguir as normas regulamentadoras para que não sejam utilizados sistemas com materiais proibidos ou formas de fixação fora dos padrões de segurança exigidos.

Listamos 03 formas de sistemas de fixação para andaimes suspensos:

01- Sistema com afastador em ancoragem pré-existente

Utiliza-se de ancoragem pré-existentes na edificação e de  afastadores conforme orientação da NR-18. Neste caso específico o afastador fica no nível da laje de cobertura, entretanto  podemos utilizá-lo em platibanda ou beiral com estudo de verificação estrutural.

02 – Sistema com vigas e amarração na laje de cobertura

A utilização  de viga nas montagens de balancins são as mais comuns pois costumam se  encaixar na maioria das condições apresentadas pelas edificações. Quando há a necessidade de sobrepor a  platibanda de alvenaria é utilizado um andaime para suspender a viga.

A fixação, também, pode ser feita por cabo de aço amarrado na laje de cobertura ou sistema de contrapeso, caso exista na edificação capacidade comprovada para sistema.

03 – Sistema com contrapeso

Solução para quando não há sistema de ancoragem pré-existente e elemento estrutural passível de amarração na edificação, ou não pode ser feita furação na laje para passagem de cabo de fixação. Deve-se atentar para que o sistema de contrapeso não sofra alteração quanto ao seu peso, forma, além de ter a carga marcada na peça.

Sobre a Andaimes Urbe

Oferecemos uma equipe de profissionais habilitados para instalação e projetos de andaimes suspensos. A Urbe está desde 1976, fornecendo equipamentos para locação na construção civil e manutenção industrial, com disponibilidade imediata, segurança, assistência técnica e conveniência.

Para mais informações, consulte a Andaimes Urbe.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *