Muito além da produtividade, o balancim manivela leve vem se disseminando, principalmente, pela segurança tanto de quem irá executar o trabalho, como dos pedestres e do patrimônio.  

Característica do equipamento

O balancim mecânico Urbe se movimenta por sistema de cabo passante e guinchos acionados por manivelas leves de comando manual, para movimentação vertical com precisão. O equipamento tem piso em alumínio antiderrapante e pode suportar até 445 kg, conforme opção de montagem dos módulos suspensos.. 

Este tipo de andaime suspenso conta com dispositivo trava-quedas em caixa blindada e cabo de segurança exclusivo, impedindo a queda em caso de afrouxamento do cabo de sustentação principal. 

Instalação do balancim mecânico

Na hora de instalar na fachada, os responsáveis inseriram pontos de fixação na laje para a utilização do balancim. A instalação do balancim na fachada exige conhecimentos sobre as normas regulamentadora NR-35, que dita sobre o trabalho em altura. Além disso, o projeto deve ser acompanhado de ART sob responsabilidade de profissional legalmente habilitado.  

Outro item importante está relacionado ao trânsito de pedestres e veículos abaixo do local onde o trabalho é executado. O ideal é isolar a área — para evitar que objetos, materiais químicos ou água caiam sobre os passantes.

Aluguel de balancim

Geralmente, o aluguel do balancim acaba tendo um custo-benefício melhor, já que o equipamento pode ser utilizado em períodos de tempo relativamente curtos e em obras específicas como, por exemplo, manutenção de vidros da fachada, revestimentos e acabamentos. 

Alugar sempre é a melhor opção porque a empresa construtora vai utilizá-lo durante um curto prazo, não tem funcionários treinados para a manutenção da máquina, não possui espaço para armazenamento e precisa ter capital de giro para investir na compra do equipamento

Balancim Urbe utilizado na manutenção de vedação de vidros em fachada predial

Outra questão importante na hora de alugar o balancim é observar a segurança desses equipamentos, pois precisam estar dentro das regras regulamentadoras de segurança NR-35 e NBR-6494). Sua instalação deve ser feita por equipe qualificada, tendo a supervisão e responsabilidade de profissional legalmente habilitado. 

Em caso de locação do balancim, deve-se exigir a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) da fabricação, da instalação e manutenção do equipamento.

Sobre a Andaimes Urbe

A Andaimes Urbe é líder no mercado de locação de equipamentos para construção civil e manutenção industrial. Realizamos visita técnica, projetos de montagem de andaimes e  transporte dos equipamentos. Somos uma empresa comprometida com a segurança, em total conformidade com as normas regulamentadoras do trabalho. 

Nossos equipamentos passam por manutenção preventiva e prestamos total assistência técnica aos clientes, sempre com disponibilidade imediata e conveniência. Seja uma simples reforma ou obras complexas, estamos prontos para orientar a solução de acesso ideal para a sua necessidade. 

Fale com a Andaimes Urbe


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *