As plataformas suspensas de trabalho e balancim individual exigem planejamento para montagem e fixação da estrutura, processo que deve ser supervisionado por profissionais capacitados e com todos os treinamentos em dia, em conformidade com a NR-18 e NR-35.

De acordo com a NR-18, o piso do balancim precisa ter forração completa e antiderrapante, ser plano e dispor de rodapé e guarda-corpos. O uso de qualquer tipo de andaime suspenso fora da norma conduz a situações de risco.

Mais segurança na obra

Em maio de 2012, a Secretaria de Inspeção do Trabalho alterou três itens da NR-18. Desde então, “em edificações com, no mínimo, quatro pavimentos ou altura de 12 mm a partir do nível do térreo, devem ser instalados dispositivos destinados à ancoragem de equipamentos de sustentação de andaimes e de cabos de segurança para uso de proteção individual (…)”.

Outro item que mudou, foi a capacidade mínima de carga suportada pelos pontos de ancoragem, que passou a ser de 1.500 quilogramas-força (kgf).

Balancins e cadeira suspensa precisam ser inspecionados ao final da montagem e todos os dias pelos usuários e pelo responsável técnico da obra, antes de iniciar os serviços.

Andaime Suspenso Mecânico Leve

Esse tipo de equipamento é empregado em serviços de reparos, pinturas e manutenção de pequeno porte.

Podem ser sustentados por vigas metálicas, estruturas tubulares ou por dispositivos de sustentação em aço, que devem ter resistência, no mínimo, três vezes superior a maior carga de força atuante.

O Balancim Manivela Leve Urbe pode ser usado com sistema de contrapeso, especificado tecnicamente, como forma de sustentação. A plataforma de trabalho permite a montagem em módulos suspensos.

A roldana do cabo de suspensão do balancim precisa rodar livremente, o guincho deve ser mantido em bom estado de limpeza e manutenção. A fixação dos guinchos nas extremidades das plataformas é feita por meio de armação de aço, cada uma com um guincho.

A plataforma de trabalho suspensa deve contar com dispositivos para fixação de guarda-corpo e rodapé. A extremidade de fica voltada para o interior da construção de ser ancorada.

Em todos os casos, o operário deve usar cinto de segurança do tipo paraquedista ligado ao dispositivo trava-quedas em cabo-guia independente. É proibido utilizar cordas de fibras naturais ou artificiais para sustentação dos andaimes suspensos.

Clique aqui para informações sobre o Balancim Elétrico Urbe

Balancim Elétrico para locação

O balancim elétrico, também conhecido com andaime suspenso motorizado, é uma plataforma elevada que funciona por meio de guinchos elétricos e cabos de aço. Seu uso pode significar ganho de produtividade para realização de serviços que exigem mais velocidade de movimentação vertical.

O treinamento de mão da obra é indispensável para viabilizar o uso do balancim elétrico, segundo a Norma Regulamentadora nº 35 (NR 35), que transfere para as construtoras a responsabilidade pelo treinamento dos operários nos trabalhos em altura.

O projeto de instalação dos balancins elétricos deve levar em consideração a arquitetura da fachada do edifício, as cargas de trabalho a que os equipamentos estarão sujeitos, os detalhes dos procedimentos sequenciais para a operação de montagem e desmontagem e, ainda, as dimensões e posições de ancoragens.

Na montagem, é necessário prever um local adequado para o aterramento elétrico. O motor deve estar em local seguro das intempéries, já que pode atrair correntes elétricas. O projeto do edifício deve prever também locais adequados para fixar a estrutura de sustentação na cobertura, os chamados pontos de ancoragem ou de contrapeso. Esses pontos devem ser facilmente identificados, visando inclusive à manutenção do prédio.

Durante a operação, é preciso respeitar o limite de peso que as plataformas suportam. Depositar no equipamento somente o material necessário para o uso imediato é um meio de evitar o sobrepeso, que pode causar problemas operacionais nos balancins.

Ao final do dia de trabalho é preciso verificar a integridade dos dispositivos de suspensão e deixar o equipamento limpo, principalmente os cabos, motores e plataformas.

Balancim Elétrico Urbe Kobra

Clique aqui para informações do Balancim Elétrico Urbe

Cadeirinha Suspensa ou Balancim Individual

O comando é feito por meio de manivelas que possuem travas que só são liberadas instantaneamente na subida. Na descida, é preciso destravar manualmente. A Cadeirinha Suspensa Urbe dispõe de dispositivos de subida e descida com dupla trava de segurança e caixa blindada.

O sistema de fixação da cadeirinha deve ser independente do cabo-guia do trava-quedas. O trabalhador deve usar cinto de segurança do tipo paraquedista ligado ao dispositivo trava-quedas em cabo-guia independente.

A cadeirinha, também, conhecida como balancim individual, pode ser usada quando não é possível a instalação de andaimes convencionais.

Cadeirinha Pintura Tanque Industrial

Clique aqui para informações da Cadeirinha Suspensa Urbe

Aluguel de Andaimes é na Andaimes Urbe. Conte a expertise de nossos colaboradores para alugar balancins, andaimes e equipamentos para construção civil e manutenção industrial. Realizamos projetos complexos, visita técnica e total assistência aos nossos clientes. A Andaimes Urbe é uma empresa comprometida com a segurança do trabalhador, em conformidade com a NR-18 e NR-35. Solicite um orçamento!