Os projeto dos Andaimes Fachadeiros devem seguir como referência as normas NR-18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria, a recém publicada NR-35 – Segurança no Trabalho para Atividades em Andaimes acima de 2 m de altura. As normas brasileiras NBR 6.494:1990 – Segurança nos Andaimes e a NBR 8.800:2008 – Projetos e Execução de Estruturas Metálicas em Edifícios (critérios de cálculos).

A escolha de um fornecedor para locação de andaimes deve ser precedida da pesquisa da qualidade empregada na produção das estruturas, dos materiais e processos de distribuição. O contratante deve ter garantias de assistência técnica e manutenção dos equipamentos, assim como obter certificados de que o produto está em conformidade às normas exigentes.

Detalhes Técnicos do Andaime Fachadeiro

Os andaimes – em toda sua extensão e nas cabeceiras – precisam dispor de rodapé com 20 cm de altura, guarda-corpo com 1,20 m de altura e travessão intermediário de 70 cm. Vãos entre as travessas devem ser preenchidos e o acesso aos andaimes ocorrem por meio de escadas metálicas acopladas aos painéis, com largura mínima de 40 cm, ou escada do tipo marinheiro com 6 m de altura ou mais.

Segundo a NR-18, os tubos metálicos devem ter um diâmetro mínimo de 42,20 mm e espessura de parede superior a 2,65 mm. A largura da plataforma de trabalho não pode ser inferior a 60 cm e as amarrações do andaime na edificação devem ser feitas a cada 36 m².

O piso de trabalho deve ser totalmente metálico, antiderrapante, nivelado, fixado de modo seguro e resistente. As peças sempre sem pintura que podem encobrir as imperfeições.

Desafios na Montagem de Andaimes

O operário deve dispor de certificado de treinamento baseado na NR-35, ter conhecimento prático e teórico sobre o assunto, fazer uso dos EPIs para trabalho em altura, possuir atestado médico e ser bem orientado, recebendo treinamento na empresa e realização de cursos em instituições públicas ou privadas.

Aluguel Andaime Fachadeiro

O projeto deve ser bem detalhado, todos equipamentos identificados e manutenção adequada. Falta de prumo, apoio e amarrações malfeitas, profissionais mal treinados e improvisações, são alguns problemas na montagem de Andaimes Fachadeiros que, além acidentes, podem resultar em cronograma atrasado e falta de produtividade na obra.

Outro desafio encontrado na montagem da estrutura é o planejamento logístico dos equipamentos, componentes e ferramentas adequadas para executar o andaime. A falta de planejamento pode ocasionar ociosidade da mão-de-obra e atrasos. Por isso, a leitura e a interpretação prévia do projeto e a realização de supervisão dos profissionais envolvidos, possibilita a montagem satisfatória e segura do fachadeiro.

Conheça a Andaimes Urbe – Fornecedora de Andaimes e Equipamentos para Construção Civil

O Andaime Fachadeiro Urbe é composto por módulos de 2,60 m de comprimento e 2,20 m de altura. Dispõe de peças complementares como módulos de pisos metálicos, suporte de piso, sapatas fixas e reguláveis. Tubos e braçadeiras que auxiliam na fixação e travamento em montagens especiais.

A Andaimes Urbe dispõe de técnicos, projetistas e colaboradores especializados em montagens e soluções de acordo com sua necessidade. A melhor opção para locação de andaimes. Peça o seu orçamento!

(11) 2256-6000
www.urbe.com.br