Como proteger sua obra utilizando a Bandeja de Proteção FG | Andaimes Urbe
São Paulo (11) 2256-6000 (11) 2236-7000
Campinas (19) 3216-4440

Bandeja de Proteção - 30/01/2018

Como proteger sua obra utilizando a Bandeja de Proteção FG

A Bandeja de Proteção ou Aparalixo é um equipamento de segurança em conformidade com a norma NR-18, referente a medidas de proteção contra quedas de altura. Sua instalação é obrigatória em todo perímetro da construção de edifícios com mais de 4 (quatro) pavimentos ou altura equivalente.

Entenda o que é Bandeja de Proteção

Utilizada para garantir proteção coletiva onde houver risco de queda de detritos e materiais dos pavimentos superiores que possam atingir pessoas em níveis inferiores. Além de assegurar materiais de obra que corram o risco de cair, essa estrutura também protege trabalhadores de uma possível queda.

Suporte e Fixação da Bandeja de Proteção

Como diferencial, as bandejas são ancoradas à edificação através de ganchos concretados. Na parte superior o equipamento é encaixado ao gancho, e na parte inferior apoiado na própria estrutura da edificação.

Você terá mais facilidade na instalação, porque será necessário somente o encaixe do suporte, considerando que os ganchos já foram colocados previamente durante a concretagem do primeiro pavimento.

Esse sistema de fixação dispensa o uso de chumbadores de expansão, proporcionando mais eficiência e segurança no ambiente de trabalho.

Componentes de Fabricação

A Bandeja de Proteção FG é fabricada em perfis de aço, com corpo dobrado em “U”. A plataforma primária tem 2,50m (dois metros e cinquenta centímetros) de proteção horizontal e a secundária com 1,40m (um metro e quarenta centímetros) de extensão da face externa da construção. As duas seções têm complementos de 0,80m (oitenta centímetros), com inclinação de 45 graus para dentro, a partir da sua extremidade.

Fornecida com sarrafos de madeira, são utilizados como base de fixação para os pregos no ripamento e assoalhamento do restante da vedação. Eles devem ter boa resistência e sem nós.

Instalação da Bandeja de Proteção FG

Os instaladores precisam ser capacitados em conformidade com a NR 18 e NR35, seguindo as normas relativas ao trabalho em altura, e portarem os equipamentos de proteção individual (EPI) exigidos pela norma, como cinto de segurança, capacete e luvas.

Caso os ganchos de espera não tenham sido montados durante a concretagem para a ancoragem, é possível instalar um suporte de fixação para bandejas. Em caso de dúvida, procure orientação profissional para instalação correta do equipamento.

Quando todas as bandejas estiverem ancoradas, deve ser realizado o processo de forração, com ripamento de madeiras de aproximadamente 15cm de largura. O madeiramento das plataformas deve ser contínuo, sem vãos.

Todo procedimento de instalação precisa ter acompanhamento de responsável técnico qualificado, para garantir correta montagem, sempre respeitando normas de segurança. O mesmo é necessário para a desmontagem das bandejas de proteção.

Sobre a Andaimes Urbe

Conte com a Andaimes Urbe para locação de Bandejas de Proteção FG, mas um equipamento com garantia de qualidade e confiabilidade que fornecemos para nossos clientes. Somos líder no mercado de locação de Andaimes e temos a solução necessária para atender a sua necessidade. Entre em contato os consultores da Andaimes Urbe para mais informações sobre aluguel de equipamentos para a sua obra. Estamos à disposição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *