Bandeja de Proteção
São Paulo (11) 2256-6000 (11) 2236-7000
Campinas (19) 3216-4440

Bandeja de Proteção Notícias Segurança no Trabalho - 17/09/2014

A Bandeja de Proteção é um suporte obrigatório em obras utilizado como aparalixo de proteção para evitar acidentes com materiais que caem das edificações em fase de construção.

Obrigatório em construções com mais de 4 pavimentos ou altura equivalente , a Badeja de Proteção Urbe deve ser montado em toda a área da construção do edifício e fixada diretamente na laje, por intermédio de ganchos, oferecendo total segurança. O manuseio do equipamento é simples e a sua instalação fácil.

Aparalixo Suporte de Bandeja de Proteção
Bandeja de Proteção Urbe
Fixador Bandeja de Proteção Aparalixo
Suporte de Bandeja Parafuso
Bandeja de Proteção Fixação

A Bandeja de Proteção ou Aparalixo é fabricada em perfil “U” de 3,1 mm de espessura e disponibilizado pela Andaimes Urbe em duas dimensões:

  • 150 de balanço horizontal x 80 cm de proteção de mão francesa com inclinação de 45 graus.
  • 250 de balanço horizontal x 80 cm de proteção de mão francesa com inclinação de 45 graus.

Possibilita a fixação na fachada por meio de ganchos (já concertados no momento da construção), barra de ancoragem ou chumbadores metálicos. Suporta cargas de até 150 kg/m2 de área plana.

A forração do suporte de bandeja é normalmente feito em madeira (de responsabilidade do cliente), instaladas até obter a forração de toda a bandeja.

Orientamos a seguir, a montagem padrão dos Suportes de Bandeja da Andaimes Urbe

Ressaltamos que cada edificação é de uma forma especifica e é obrigatório profissional legalmente habilitado para analisar, projetar, acompanhar e responsabilizar-se pela montagem.

  • A norma NR18 tem como recomendação específica para BANDEJAS (medidas de proteção contra quedas de altura) os itens de 18.13.4 até 18.13.11. Selecionamos mais alguns itens importantes relacionados ao equipamento, o que não exclui a necessidade de conhecimento da norma na integra.
  • É obrigatória, na periferia da edificação, a instalação de proteção contra quedas de trabalhadores e projeção de materiais a partir do início dos serviços necessários a concretagem da primeira laje;
  • A plataforma deve ser instalada logo após a concretagem da laje a que se refere e retirada somente quando o revestimento externo do prédio acima dessa plataforma estiver concluído;
  • Acima e a partir da plataforma principal de proteção, devem ser instaladas também, plataformas secundárias de proteção, em balanço de 3 em 3 lajes;
  • O perímetro da construção de edifícios além do disposto nos subitens 18.13.6 e 18.13.7, deve ser fechado com tela a partir da plataforma principal de proteção;
  • A tela deve constituir-se de uma barreira protetora contra projeção de materiais e ferramentas;
  • As plataformas de proteção devem ser construídas de maneira resistente e mantidas sem sobrecarga.

Após a montagem, fique atento a lista de checagem que a Andaimes Urbe preparou com o objetivo de prevenir acidentes:
Estrutura

  • Verificar se existem fissuras ou trincas

Assoalho

  • Verificar as condições do madeiramento utilizado para forração
  • Verificar se as tábuas e/ou sarrafos estão firmes/presos nos suportes

Fixações

  • Verificar se os parafusos, porcas, chumbadores estão firmes / presos
  • Verificar estabilidade e nivelamento da bandeja

Itens Gerais na Montagem e Utilização

  • Tomar precauções especiais quando o bandeja estiver próximo a redes elétricas

Consulte a Andaimes Urbe para alugar a Bandeja de Proteção (Aparalixo) e conheça nossa linha completa de equipamentos disponíveis para locação em São Paulo e Campinas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *